Portal

Quem Somos
Zikr
Sama-o giro dervixe
Pir Nureddin
Oração Islâmica
Horário das orações
Conto da Semana
Textos em português
Textos em espanhol
Artigos & Palestras
A Mulher no Islam
Agenda
Contato
Mapa do Site
Zikr - a prática espiritual Sufi

As distrações de nossos  nafs ( alma animal ou ego ) ,  enredados pelos desejos e apegos da existência,  obscurecem nosso ser com as sombras da agitação, da inquietação, da multiplicidade transitória, e nos impedem de ver, de conhecer a Verdade

Em uma tradição sagrada, através do Profeta Muhammad (saws),  Allah   revela:

Há setenta mil véus entre você e Eu, e não há qualquer véu entre Eu e você.

Há momentos em que pequena parte destes véus torna-se ligeiramente translúcida. São momentos em que vivemos as mais profundas experiências espirituais que podemos desfrutar em nossas breves existências. Instantes, ainda que fugidios, em que podemos experimentar um ligeiro sabor da plenitude que nos é destinada.

A prática do zikr ( lembrança em árabe )  tende a atenuar os véus que são tecidos em torno de nossos corações pelos desejos e apegos do ego.

À medida que a escuridão abranda-se  e alguns véus são removidos, a luz do  zikr  ilumina o coração.  Desarmonia e agressividade são substituídas por gentileza e suavidade. A escuridão que obscurece e ameaça começa a dissipar-se.  Como está escrito no  Sagrado Corão: " ... suas peles e seus corações se apaziguam, ante a recordação de Deus" (39:23). Então, torna-se possível vislumbrar,  ainda que brevemente,  o brilho e a felicidade que nos é destinada como seres humanos.

Em nossa tekke praticamos o zikr semanalmente, todas as quintas feiras e sábados.